quarta-feira, 16 de julho de 2014

PROJETO "NOVOS CAMINHOS" É LANÇADO EM CRICIÚMA

Foto por Deize Felisberto(Foto: Deize Felisberto)


Jovens acolhidos em abrigos serão capacitados para o mercado de trabalho

Uma nova perspectiva para os jovens que vivem em abrigos na Região Sul foi lançada na manhã de ontem, na sede do Sesi Escola, no Bairro Comércio, em Criciúma. Inserir este público no mercado de trabalho é o principal objetivo do Programa Novos Caminhos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

Lançado em Chapecó no ano passado, o projeto chega a Criciúma, inicialmente, a 21 adolescentes das instituições Nossa Casa e Lar Azul, de Criciúma, e a Associação Irmã Carmem, de Araranguá. O presidente da Fiesc, Glauco José Cortê, destacou que faz parte do dia a dia da entidade assuntos relacionados à infraestrutura, câmbio, logística e investimentos, mas que o cuidado com a inserção do jovem no mercado de trabalho tem um olhar especial da federação.  “Com este trabalho esses jovens terão condições de se preparar para o mercado. Durante quatro anos eles terão tempo para se capacitar e ter uma vida digna e promissora”, diz Cortê.

O presidente da Fiesc destacou que se houver um bom trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes não será necessário estar nas unidades prisionais reabilitando os adultos. “Com capacitação e apoio aos jovens a probabilidade de estes se envolverem com o crime é muito menor”, reforça. Cortê disse ainda que os empresários precisam confiar nesses profissionais que serão treinados nos cursos promovidos nas casas de acolhimento.

O superintendente do IEL em Santa Catarina, Natalino Uggioni, também convidou os empresários a acolherem o projeto. Uma carta foi entregue as autoridades e empresários durante o evento detalhando o programa para que ofereçam espaço nas indústrias para os futuros profissionais.  “A parceria das prefeituras também será importante para o transporte desse público quando necessário”, acrescenta Uggioni. Atualmente, 90% dos alunos formados pelo Senai têm empregabilidade garantida.  

Para o Corregedor Geral do Tribunal de Justiça, Luiz César Medeiros, é importante que estes jovens se sintam abraçados para trilharem o caminho do bem. “Para estes adolescentes e jovens que não tem uma estrutura familiar este apoio será vital”, coloca.

Capacitação será para
jovens de 14 a 18 anos 


Santa Catarina possui aproximadamente 460 adolescentes acima de 14 anos em programas de acolhimento cuja expectativa de reintegração à família de origem ou a adoção é praticamente inviável. A lei prevê o desligamento dos abrigos ao completarem 18 anos. O Programa Novos Caminhos fará a capacitação dos jovens de 14 a 18 anos. Os adolescentes poderão participar de cursos de Formação Inicial e Continuada ou cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Através do Programa Profissional do Futuro realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), os jovens também participação de capacitações sobre aspectos sócio emocionais.
O vice-presidente regional da Fiesc, Diomício Vidal, destacou que a representatividade dos participantes do evento de lançamento é um indicativo para o sucesso da iniciativa no Sul. Além das lideranças empresariais, políticas e do Judiciário, estiveram presentes o Ministério Público e OAB.

O projeto, que já está em andamento também em outras regiões do estado, como Oeste, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, integra o Movimento a Indústria pela Educação, que estimula o setor industrial a promover o acesso ao ensino e amplia a oferta de serviços educacionais da FIESC.
Como funcionará o projeto
Os jovens de 14 a 18 anos podem acessar o Novos Caminhos, cuja etapa inicial consiste em orientação profissional, oferecida pelo IEL. Nesta fase, são identificadas necessidades de formação dos estudantes e os alunos conhecem as opções de cursos do Senai. Na segunda etapa, os adolescentes são encaminhados, se necessário, ao programa de educação de jovens e adultos do Sesi ou a um curso técnico ou de aprendizagem industrial que optarem no Senai.
Matéria assinada por Deize Felisberto e publicada no Portal ClicAtribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário