sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O RENASCIMENTO DO PARTO - últimos dias


Estivemos ontem, eu e minha esposa Mariana, que está na 35ª semana de gestação do nosso segundo filho, assistindo o filme "O Renascimento do Parto", que está em cartaz no Cine Mult, do Supermercado Giassi Santa Bárbara, em Criciúma.

O documentário é educativo e muito esclarecedor! Não é dirigido somente ao público feminino, nem muito menos à gestantes. Deve ser assistido por toda a comunidade, para sentar, observar, refletir. Parar por 90min a vida atribulada e prestar atenção no fenômeno natural chamado nascimento. Naquele momento mágico, único na vida familiar, especialmente entre mãe e bebê.

Nós, homens, temos obrigação de assistir ao filme! Nós, homens, temos que pedir perdão às mulheres por nossa intervenção arrogante em algo que não nos pertence, que não é da nossa natureza. Causou-me espanto que muitos dos mitos criados em torno do parto normal foram construídos por médicos, homens, que ao final de um nascimento aparecem como detentores do dom de "dar a vida".

Isso não nos pertence. É eminentemente delas. A mãe é quem gera a vida. Somos, nesta etapa, meros coadjuvantes. Precisamos, apenas, saber o nosso papel: protetor e guardião. Proteger nossas esposas, companheiras de intervenções cirúrgicas com risco desnecessário. Guardar nossos filhos da violência de ser retirado da proteção materna sem que tenha pedido ou avisado que aquele era o seu momento.

Precisamos, sobretudo, deixar de sermos ignorantes, respeitar a vontade feminina e apoiá-las. O nascimento é um fenômeno natural, intenso, corpóreo, entre mãe e bebê. Nossa participação é de segurança, carinho, amor e tranquilidade.

Que sejamos, pois, instrumento de transformação dessa realidade que hoje está se apresentando na nossa cidade, estado e país. Para isso, precisamos nos informar! 

O Renascimento do Parto traz, de forma didática, os benefícios do parto natural e humanizado.

Na próxima segunda-feira, dia 30/9, após a sessão (19h), haverá um debate entre os presentes. Pessoas envolvidas na área da saúde, enfermeiros, médicos, gestores, pais, mães, gestantes estão todos convidados. 

A 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma, Curadoria da Infância e Juventude, ciente de sua função social, sente-se honrada em estar contribuindo para este início de transformação social.

Não deixem de assistir ao filme. São os últimos dias em cartaz...

Em tempo: Nosso primeiro filho, Artur, nasceu de parto natural, humanizado, na banheira, respeitando-se a vontade da mãe, enfermeira, que sempre quis o parto normal, e principalmente a dele, que veio ao mundo quando entendeu estar pronto!

3 comentários:

  1. Olá! Gostaria de saber onde vocês tiveram o Arthur, foi em Criciuma mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Alê, o Artur nasceu em Florianópolis, na Ilha Maternidade, bairro Pantanal.

    ResponderExcluir
  3. Nossa é muito bonito ouvir um homem falar assim eu e meu marido estamos querendo ter nosso primeiro filho,enta estou pesquisando tudo,pois quero ter um parto normal,vou procurar este filme para alugar ou baixar,ja que ja deve ter saido de cartaz né! obrigada pela dica

    ResponderExcluir