quarta-feira, 7 de maio de 2014

Projeto contra abandono e evasão escolar é implantado por NCE e Promotoria


Os ajustes finais sobre a parceria foram definidos nesta manhã em visita do promotor da vara infantil ao NCE
 / Fotos: Denise PossebonTexto: Denise Possebon


A permanência e inserção de adolescentes e crianças nas escolas municipais é um dos principais focos do Núcleo Cooperacional de Educação (NCE). Visando qualificar e agilizar o atendimento e procedimentos que incentivam o retorno do aluno ao colégio, o “Projeto de controle, acompanhamento e contensão de abandono e evasão escolar da Rede Municipal de Educação de Criciúma” foi criado em parceria das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social com a Promotoria.
Em visita do promotor da Vara Infantil Mauro Canto da Silva ao NCE nesta manhã (7), a secretária Municipal de Educação, Rose Reynaud e representantes do núcleo e de ambas secretarias envolvidas, definiram os últimos ajustes para a implantação do projeto. Silva conheceu o espaço e a estrutura do local e logo após participou da reunião. O serviço do projeto será voltado à aproximadamente 17 mil alunos que integram a rede municipal e do qual muitos recebem atendimento psicopedagógico, psicológico e fonoaudiólogo no NCE.
Para que o número de retorno de crianças seja ainda mais positivo, Rose conta com a ação judiciária. “Nosso intuito é otimizar os serviços que já temos, que são feitos através do conselho tutelar e de entidades como o CRAS, por exemplo, através do encaminhamento ao Programa de Combate à Evasão Escolar (Apoia). Se nenhum destes órgãos der resultado para que o aluno retorne a escola, então entra a promotoria para auxiliar agindo como uma parceria bastante integrada” afirma a secretária.
O promotor afirma estar a disposição para qualquer eventualidade ou caso recorrente ao assunto. “A promotoria a qualquer hora pode ser acionada, mas o objetivo deste projeto preventivo é justamente saber qual setor acionar em determinados casos” explica Silva. Dados sobre a evasão escolar já foram levantados para definir as ações a serem realizadas no projeto. Planos para o futuro foram debatidos também foram debatidos durante a manhã de hoje.
* Publicação extraída do site da Prefeitura Municipal de Criciúma

Nenhum comentário:

Postar um comentário