A homenagem e
reconhecimento da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma àqueles que
tem nas mãos o poder de mudar o mundo!
Parafraseando Paulo
Freire:
"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
Feliz Dia dos
Professores!
A EDUCAÇÃO ESCOLAR DA CRIANÇA E SEUS NOVOS CONTEXTOS*
Pensar a criança
enquanto aluno nessa era do conhecimento é pensar em dinamismo, onde devem ser
consideradas as múltiplas formas de aprender. As crianças de hoje não são
iguais às do século passado, nem serão idênticas às que virão nos próximos. Cada
geração tem a sua particularidade e a escola precisa se adequar frente a essa
realidade de reinvenções.
As recentes discussões
sobre cultura escolar trazem elementos importantes para compreendermos e
problematizarmos as inúmeras práticas pedagógicas no cotidiano da escola. O
grande desafio dos professores hoje é a transposição de suas próprias práticas,
reinventando sua maneira de ensinar.
>Se queremos
resultados diferentes, precisamos inovar. Isto não significa abrir mão de
resultados positivos obtidos por meio de metodologias utilizadas anteriormente,
mas sim, a necessidade de coerência e bom senso ao agregar novas práticas. Um
exemplo é o uso das linguagens midiáticas, que exigem o desenvolvimento de
diferentes habilidades e facilidades que permitem aos sujeitos serem autores,
produtores e disseminadores de conhecimento
As práticas pedagógicas
de um educador não são resultantes apenas de uma formação formal, obtida na
graduação. Essas práticas são constituídas durante a trajetória profissional e
abarcam dois enfoques: a intenção de ensinar e a efetivação de seu propósito. O
professor, hoje, deve ter uma pedagogia baseada na escuta, no interesse do
aluno, na acolhida e no diálogo. Estamos diante de um novo cenário
socioeducacional, que apresenta um contexto rodeado de dinâmicas mudanças em
diversos aspectos.
Esses diferentes
saberes, de diferentes vertentes e origens, são convidados ao diálogo para que
juntos, alunos, professores, pais, enfim, a comunidade escolar, possam oferecer
novos e variados elementos para ajudar na formação integral do aluno: critico e
ético, ouvinte e comunicador, solidário, pesquisador, protagonista, autônomo e
responsável, flexível e consciente dos seus direitos e deveres.
Portanto, ser
educador na escola contemporânea é lidar diretamente com as mudanças que
ocorreram na prática profissional, como consequência das mudanças do ser humano
e do mundo, ao mesmo tempo. O mundo mudou. E você, mudou com relação ao que
pensa sobre a educação escolar?
* Texto de Andreane Tecchio
Motta, Professora do 5º ano do Colégio Marista Criciúma e autora do blog
andreane22.blogspot.com.br - publicado no site do Colégio Marista
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